segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Ânimo que o mundo te espera!



Já pensou em andar com Jesus? Já recebeu um convite para ir a igreja e ficou tentado a comparecer ao culto? Ou mesmo você que já é cristão, será que você entende o que é andar com Cristo?

Minha missão no post de hoje é te desafiar a viver uma aventura com esse Deus.

Antes de tudo, quero quebrar um mito que tem entrado em muita igreja e sido divulgado por muita mídia por aí. Seguir Jesus não é sinônimo de vida próspera. 

Por esses dias ouvi uma música que dizia que eu, como cristão, não posso aceitar perder porque eu nasci pra vencer. Não cai nessa. Se você se firmar nesse argumento furado bastará um vento de realidade na sua cara pra você chutar o balde. Ser cristão não é ser privilegiado. Não dá pra xingar o patrão e não ser demitido. Você terá uma vida como a de qualquer outra pessoa. A diferença é que com Jesus, mesmo desempregado, você consegue deitar em seu travesseiro e dormir.


"Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazer habitar em segurança"
-Salmo 4.8

Apesar de não ser filho do Papai Noel, você tem um Pai celestial que cuida de você. Ele não vai te deixar morrer de fome, nem te faltar vestes. Deus não te prometeu caviar na mesa nem roupa de marca no guarda-roupa. Mas ele cuida de você.

"Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?"
-Mateus 6.26

Uma coisa que muito cristão se engana é que se você segue a Cristo sua vida não terá problemas. Isso está totalmente errado! Como cristão, você é um pequeno Cristo, ou seja, a intenção é que você seja uma réplica de Jesus. Se Jesus, sendo Deus, sofreu o que sofreu, por que é que nós, meros mortais, pecadores, desobedientes, não vamos passar por nenhuma dificuldade? Jesus diz em alto e bom som que vamos sofrer nesse mundo. Em 1 João 5.19 diz que o mundo pertence ao maligno e que nós pertencemos a Deus. Estamos invadindo território inimigo. É como se Deus, o Senhor dos Exércitos, nos enviasse para acabar com o "reinado feliz" de Satanás.

"Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo"
-João 16.33

E ainda como pequenos Cristo, se ele venceu o mundo nós também podemos!

Temos que entender que, a partir do pecado, todos nós pertencemos a Satanás. O pecado corre em nossas veias. O pecado é o estado natural do homem. Porém, há uma maneira de deixar o pecado: Seguir O Caminho.

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim."
-João 14.6

Andar com Jesus é a única forma de deixar o pecado. Mas temos que ter em mente uma coisa: Ao fazer isso somos como traidores, ou seja, deixamos para trás tudo o que Satanás nos "ofereceu" para recorrer ao seu maior inimigo. É claro que Satanás não deixar por isso mesmo! Ele sabe que você também pode transformar muitas outras pessoas em traidoras.

Claro que nem todas as "coisas ruins" que nos acontecem vêm de Satanás, às vezes é só Deus querendo saber até onde nós vamos por amor à ele. É isso que costumamos chamar de prova, que é quando Deus está aplicando um teste em nós. Nas provas você pode orar o quanto quiser, chorar, resmungar, espernear, mas enquanto você não aprender a lição que Jesus quer te ensinar ele não vai colocar fim nisso.

Agora, as tentações são um pouco diferentes. Estas são as que Satanás lança nas nossas vidas. Tiago nos deixa uma instrução de como agir perante tentações:

"Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós"
-Tiago 4.7

Entendeu a ideia? É só resistir! Sabe, não dar bola, tentar ignorar, pedir ajuda pra Jesus quando alguns pensamentos estiverem te perturbando. E, além - e acima - de resistir, devemos nos sujeitar a Deus.

Sujeitar significa: ¹Reduzir à sujeição ou obediência; subjugar; ter sujeito; prender, segurar. ² Submeter para sofrer alterações ou modificações. ³Submeter-se; dobrar a cerviz, render-se; limitar-se; adstringir-se. segundo Dicionário do Aurélio.

Ou seja, devemos estar abertos a mudanças de Deus para nós. Abertos a novas estratégias. Livres para nos limitarmos e diminuirmos perante a soberania de Deus. E, acima de tudo, estar disposto a obedecê-lo.

Aí você me diz: só isso?

Isso aí. Só isso. Simples não é? Às vezes tentamos nos convencer de que servir a Jesus é difícil, só que não é! Precisamos abrir a mente!

Não temos mais tempo a perder. De um lado tem alguém virando a cara, do outro lado tem alguém tentando te desanimar. Bem atrás você tem as velhas coisas que você decidiu abrir mão. Mas à frente...

Ele está te esperando.

"Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim,,
prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."
-Filipenses 3.13,14

Você pode pensar que viver com Jesus é difícil. Não é mentira. Se você vai chorar? Talvez. Se você vai querer voltar atrás? Provavelmente. Se você vai sofrer? Não só vai como deve. Aí você me diz: Poxa, então que vantagem há em seguir a Jesus?

Deixo o próprio Deus responder à você.

"Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus."
-Apocalipse 2.7

"Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas:  O que vencer não receberá o dano da segunda morte."
-Apocalipse 2.11

"Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe"
-Apocalipse 2.17

"E ao que vencer e guardar até o fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
e com vara de ferro as regerá; e será que quebradas como vasos de oleiro,; como também recebi de meu Pai,
dar-lhe-ei a estrela da manhã."
-Apocalipse 2.26-28

"O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos."
-Apocalipse 3.5

"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."
-Apocalipse 3.12

"Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono"
-Apocalipse 3.21

Agora pensa comigo: Dá pra ter noção do que nos espera? Temos uma nova realidade nos esperando. E tudo o que precisamos fazer é ficar com Jesus até o fim. A gente só sai na vantagem. Recebemos a salvação há mais de dois mil anos atrás, temos o direito de viver na terra ao lado de Jesus, receberemos um novo nome, comeremos do maná escondido e provaremos da árvore da vida!

Às vezes dá sim vontade de jogar tudo pro ar e voltar a fazer o que fazíamos antes, mas então olhamos para Jesus. Ele está como nosso pai nos ensinando a andar. Ele está a uns dez passos de gente grande, mas para nós parece que ele está distante. Começamos engatinhando, depois de algum tempo nos sentimos capazes de andar. Tropeçamos e caímos no chão. Começamos a chorar. "Eu não quero mais andar!", falamos.

"Só mais um passo", ele diz. Ele só quer que nós andemos mais um pouquinho. Ele está a uma distância segura. Uma distância que ele tem certeza que você alcançará. E se você não aguentar, ele não está tão longe de modo que não consiga te segurar antes que você se machuque.

Jesus está bem à sua frente. Só resta a você andar com sua energia restante até ele. Depois disso você poderá sonhar em seu colo por toda a eternidade.

Só falta mais um pouquinho. Não desista agora.



De manhã
Palavrantiga

Nenhum comentário:

Postar um comentário