quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Quando tudo dá errado



"Está tudo tão difícil, não é? Pois saiba que vai ficar tudo bem."

É isso que sempre ouvimos. Ouvimos e ignoramos. É a mesma frase de sempre que parece frase de efeito de quem tem dó de você. Apesar de ser clichê, quero te dizer que essa afirmação é verdadeira, mas diferente do que geralmente acontece, mais do que apenas ditar as palavras, vou explicá-las.

Todos os motivos para ficar calmo você encontra a partir de um pensamento: Deus está no controle de tudo. Se você tiver convicção de que ele está te vendo nessa situação e de que ele pode alterar qualquer evento da história quando bem entender você já estará um passo mais próximo de entender as coisas.

O primeiro passo é confiar. Se você confiar em Jesus a batalha esta ganha. É só deixar ele ir na frente e fazer o que ele tem que fazer, deixar um pouco o controle da situação e entregá-la a Deus. É como se você estivesse em alto mar, com um navio enorme, no meio de uma tempestade. Você está indo na direção contrária do vento. Ele quer te levar para o meio do mar, e você vê terra seca, uma ilha bem à frente, mais perto do que há meia hora atrás. Depois de um tempo você desiste de lutar contra ele - o vento é bem mais forte que você. Então você larga o leme e vai dormir. Quando você vê está na praia em que você havia saído no começo de viagem, ou em uma melhor até. É desse jeito que funciona. Quando você desistir de lutar contra a vontade de Deus, tudo vai começar a fluir. Se você deixou seu lugar de paz para entrar nessa tempestade, ele te leva de volta. Se você fugiu de casa procurando algo melhor, ele te leva à uma cidade distante, onde você vai aprender ser dependente só dele.

Você tem que esperar. O tempo de Deus é bem diferente do nosso. Sabe como é, ele já percorreu todo tempo e todo espaço antes mesmo que a Terra que conhecemos fosse criada. Ele não se prende a tempo, e o desejo dele é que isso seja tão indiferente para você quanto é para ele. Não importa quantos dias atormentados você passa, por quantas noites você chora sem dormir. Só importa que, quando tudo passar, você entenda que você cresceu nesse tempo indeterminado.

Parece uma eternidade, mas para Deus são apenas alguns segundos que duram o seu sofrimento. Quando a poeira baixar, você vai se impressionar por ter chorado por tanta coisa besta, por ter se importado com tanta gente nada a ver, por ter se iludido em coisas que estão na cara que não passam de hologramas.

Precisamos entender que Deus só quer o nosso bem. A única coisa que fica na cara e que queremos ver é que Deus controla tudo, então se eu estou me machucando a culpa é dele. Mas ele só quer o nosso bem. Tem coisa que a gente precisa aprender na prática. Tem coisa que se ele te proibir de fazer você vai perguntar porque ele não deixou, então ele deixa, e depois lhe restam as consequências. Mas você aprende a nunca mais tocar naquilo.

É que Deus não criou robôs. Ele criou seres humanos. Nós somos os únicos seres do universo inteiro que podem tirar suas próprias conclusões e fazer suas próprias escolhas. E Deus respeita isso. Ele não vai te obrigar a nada, nunca. Ele só vai te aconselhar, isso sempre. E pode ter certeza que o que ele diz é o melhor a ser feito.

E um dos motivos que aprendi recentemente para manter a calma e acreditar que tudo dá certo no final: Deus só quer que você aprenda.

Isso aí. Aprender.

Pra Deus não importa o quanto você vai acertar nos momentos difíceis, e sim o quanto você vai aprender. Ele é um Deus que aplica prova sem passar matéria, mas que quer te ver tirar um dez. Um professor que vai te devolver a prova até que não haja mais nenhum erro. Deus faz esse tipo.

Às vezes parece que o problema nunca tem fim - sei bem como é isso. Às vezes parece que não tem mais solução. Mas na verdade tem sim. A solução é você olhar para Jesus e seguir o que ele pede. A solução é você aprender o que ele tem a ensinar. A solução é justamente a coisa que você está fugindo desde que entrou nessa. Não tenha medo, você não vai morrer.

É só confiar.

Pois saiba que vai ficar tudo bem.


Errando e aprendendo
Banda Resgate


Nenhum comentário:

Postar um comentário