quinta-feira, 26 de março de 2015

À semelhança do Dono do pensar



Tenho que dizer: Deus não é uma pessoa normal. Talvez ele até seja, e nós aqui é quem somos os loucos. De qualquer forma, tudo o que Deus faz é loucura para nós. O agir de Deus é algo incompreensível e o seu pensar nos deixa inseguros. É como se ele fosse o cientista maluco supremo, o instrutor dos filósofos e o antissocial que fica no fundo da sala rabiscando esboços de grandes invenções. Na verdade acho que ele é tudo isso mesmo, só que em forma de onipotente. Afinal, ele é Deus, e pode fazer o que der na telha, não é?

Porém, mesmo sendo o único que não deve explicações a ninguém, ele é a pessoa que mais se importa com a nossa opinião e o nosso futuro. As pessoas podem até dizer que se importam, e podem mesmo se importar, mas não como esse cara.

Pra você ver, ele se importa tanto com você que se deu ao trabalho de se despir de toda a sua glória, deixar o céu, deixar o Pai, deixar toda a adoração para se fazer carne. O grande fato não é que ele se tornou humano, mas sim que ele se tornou alguém como você.

Percebe a diferença?

Ele não veio ao mundo para sentir o sangue correndo nas veias, a adrenalina na hora da morte a a garganta seca depois de correr. Ele veio para ser como você. Para sentir o que você sente, desejar o que você deseja e ver o mundo pela sua ótica. Entende como isso é maravilhoso? O próprio Criador se fazendo semelhante a um indivíduo da criação. Sendo assim, ele sabe como nos sentimos.

Ele sabe como é não ter o apoio da família quando você quer servir a Deus. Ele sabe como é ter que encarar uma situação onde ninguém te entende. Ele sabe como é dormir tarde e ter que acordar bem cedinho.

Os planos de Deus para nós podem parecer desumanos - abandonar a faculdade é inaceitável -, mas ele sabe que você consegue.

Não dá pra colocar os projetos de Deus no papel. Nem o que ele já fez eu entendo. Tudo o que ele quer é que tenhamos uma vida de se orgulhar.

Vê Jesus. A vida dele não era um conto de fadas e o seu nome não apareceu em nenhuma revista dos mais ricos de Israel. Mas, mesmo com dor, cansaço e desânimo, ele continuava segundo o coração e Deus.

"Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer."
- João 15.16

Deus se importa. Se importa conosco e em como vai ficar nossa cabeça depois que seus planos se realizarem. Por isso ele nos conta o que vai fazer, mas não do nosso jeito.

Digamos que Deus não grita, e nós vivemos num mundo de berros. Sua voz é um sussurro e sua fala é um enigma. Ele diz coisas que apenas nossa parte à semelhança dele consegue entender. Ele nos mostra uma trila. A nós cabe seguir em frente e coletar as partes do quebra-cabeça. Jesus é quem vai juntar as peças. Até isso acontecer, toda a nossa existência não passa de um emaranhado de informações desconexas. Nas verdade é isso o que somos. Todos nós temos uma peça faltando. Toda história tem um clímax incompleto. Então chega Jesus. Com suas loucuras vem dar o sentido que falta na nossa vida.

Com Jesus, todos nós temos a oportunidade de bancar o Sherlock Holmes. É que ele nos fez seres pensantes, e não vai deixar essa nossa habilidade de lado nem por um instante. Ele gosta quando a gente pensa. Talvez a pior coisa que lhe aconteça seja ver um humano robotizado. Se sua vida já virou rotina, corre que tem coisa errada!

Jesus é o maior aventureiro de toda a história do Universo. Gentil como ele é, nos chama todos os dias para acompanhá-lo em situações incomuns. E acredite, robô não é hábil e nem inteligente o bastante para segui-lo.

Inteligência artificial. É disso que precisamos fugir. O senso comum que nos ensinou a orar o Pai nosso sem prestar atenção no "seja feita a Tua vontade", o acordar sem nem lembrar do nome e o porquê de existir.

Deus não criou robôs, e nem seres que viriam a se tornar um deles. Deus criou a mim e a você, seres humanos de carne e osso, com uma massa cinzenta no crânio. Está na hora de usarmos essa inteligência que ele nos deu.

O grande motivo pelo qual Satanás tem se levantado e prevalecido contra a igreja é o aumento em massa de seguidores de Cristo de mente cauterizada. Gente que só lê a Bíblia e ora dentro da igreja, gente que acredita em tudo o que o pastor fala, gente que está satisfeita com a vida medíocre que levam. Já se foi o tempo em que não era permitido ler e entender a Palavra de Deus. Hoje você tem uma bela e densa Bíblia na sua estante, mas há diferença?

Pense, crente, pense! ¹

Vamos tomar vergonha na cara e parar de bancar os coitadinhos perante o Deus Criador. Sabe, outra coisa que Deus não gosta é de, exatamente, atitude de coitado. Éramos, sim, todos nós pobres coitados, mas Jesus nos tornou privilegiados. Começar com mimimi pra cima de Deus é como dizer que não acreditamos na eficácia da cruz.

A igreja, mais do que nunca, precisa pensar. Deus fala, sim, mas tem coisa que vem de nós. Enquanto é difícil, é com a gente mesmo. Agora, quando o entender excede o conhecimento humano, aí sim é com ele. Nessa hora Deus faz questão de sentar e nos ensinar o significado de cada palavra desconhecida.

----------------

Notas
¹ Slogan do canal David Mesquita no youtube




Nenhum comentário:

Postar um comentário