quinta-feira, 16 de julho de 2015

Jamais olhar para trás



Imagine seu cachorro, que você levou mais ou menos uma hora e meia para dar banho dele, e quando você menos espera, ao se descuidar um pouco, o vê rolando na terra. Então você o pega pela coleira, e o faz tomar outro banho, e não importa quantas vezes ele se suje, você sempre vai atrás dele para deixá-lo limpinho de novo. Cansativo, não? Sorte nossa que Deus não se cansa.

Ele nos tirou do lamaçal do pecado, nos deu vestes brancas, e nos disse para nos mantermos puros. Então fugimos para um lugar, pensamos nós, onde Deus não vê, e fazemos exatamente o que ele pediu para não fazermos. Ele nos espera chegar com nosso olhar de cão arrependido e nos purifica novamente. Ele faz isso dia após dia. Ele vê que nos arrependemos, e nos perdoa, mas parece que continuamos do mesmo jeito.

Se mentíamos, continuamos a mentir. Se reclamávamos, continuamos a reclamar. Continuamos do mesmo jeito só que, na nossa cabeça, com um pecado a menos, afinal, pedimos perdão, e Deus é grande em misericórdia, e é óbvio que ele vai nos perdoar.

Sabe, nossos pecados podem até ser perdoados, mas para entrar no céu é preciso ter intimidade com o dono de lá, e usá-lo como escudo para a consequência de nossos pecados planejados não é bem o que chamamos de criar intimidade.

Deus nos chama para seguir em frente e não olhar para trás. No caminho vamos deixar algumas coisas para trás, e para trás elas devem ficar. Nossos sonhos mais complexos, nossos familiares mais amados, nossos vícios mais prazerosos. Todos eles para trás. Pedaços de nós mesmos, os que mais confortam nosso ego, que mais nos oferecem conforto, todos eles ficam para trás.

Ló soube bem o que é seguir em frente. Sua cidade havia recebido sentença de destruição. Pela oração de seu tio Abraão, Deus enviou alguns anjos para que o guiassem para um lugar longe dali. "Escapem para salvar a vida de vocês! Não olhem para trás e não parem em toda essa campina" [parafraseando Gênesis 19.17]. Estavam lá, correndo, Ló, suas duas filhas e sua mulher. Eles corriam para o monte que deveriam ir, mas a mulher de Ló olhou para trás. No mesmo momento todo seu corpo se converteu em sal, e ela ficou lá, como uma estátua. Talvez uma pontinha de dúvida ou saudade a tenha feito olhar para trás, ou um pensamento vago sobre suas panelas e suas roupas que seriam queimadas. E Ló nessas horas, o que fazer? Se fôssemos nós talvez corrêssemos ao encontro da mulher para ver se ela estava bem. E o que ele fez? Continuou correndo!

Você pode pensar "Mas ele não tinha coração" ou "Ele não amava sua esposa de verdade". Mas o fato dele abandonar sua esposa é justamente o que me admira nele. Por quê?! Porque ele simplesmente amou mais à ordem de Deus do que seu próprio matrimônio! Ele sim tinha motivos para olhar para trás, mas não olhou. Fale o que quiser de Ló, mas não diga que ele foi covarde. Ele não deu as costas porque era o mais fácil, mas porque era o mais certo - e o próprio Deus lhe tinha garantido isto.

E nós olhamos para trás por coisa tão pouca...

Por um bocado de prazer trocamos nossa vida de pureza. Por um prato de guizado trocamos o projeto de Deus para nós.

Te convido hoje a olhar para frente. Não, você não é obrigado a isto, nem a nada. Mas, se você realmente quer servir a Cristo de todo o seu coração, o convite está aberto.

O mundo é sedutor, não posso negar, mas é como uma maçã bonita que, em seu interior, está repleta de vermes. É doce no início mas com o tempo revela sua podridão. Não temos nada de proveitoso lá atrás. Temos um pouquinho de nosso eu e de nosso querer, mas não precisamos deles. Jesus tem uma vida inteira planejada de maneira maravilhosamente perfeita para nós. Só que essa vida está lá na frente, mais distante do que podemos ver porém não tão distante que nossa fé não possa alcançar.

Não se deixe iludir pela destruição da pólvora decorativa.

"...mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."
-Filipenses 3.13,14

A Mulher de Ló
Kleber Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário