quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Cantai um cântico novo



Sabe quando você ora por um propósito e parece que ele nunca vai acontecer? E quando você até crê que Deus é poderoso, mas parece que Ele não ouve suas orações?

Acho que todos nós já passamos por isso. Nos preocupamos, no começo um pouco, e depois um pouco mais. Quando percebemos já estamos tão longe de Deus que não conseguimos confiar nem nosso sono a Ele, e perdemos nossa paz.

Percebi que o mais importante de tudo é confiar em Deus. E não só confiar, mas agradecer a Ele por ser quem Ele é. Quer saber por quê? Dá uma chegadinha nesse salmo.

"Cantai ao Senhor um cântico novo, porque ele fez maravilhas; a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a vitória. O Senhor fez notória a sua salvação; manifestou a sua justiça perante os olhos das nações"
-Salmo 98.1,2

Se confiarmos em Deus, veremos em todo o caos do mundo o braço dEle a nos proteger. Veremos em cada situação dolorosa seu Espírito nos consolar. Confiamos que Ele é o Deus que cuida, e que tudo o que acontece é uma maneira dEle nos mostrar que nos ama. Quando confiamos, conseguimos ver a veracidade desse salmo em nossas vidas.

Vemos que as maravilhas que Ele faz não são necessariamente coisas grandiosas que fazem os que estão em volta ficarem surpresos. Percebemos a cada dia uma nova maravilha que, por menor que seja, estampa um sorriso no nosso rosto e faz com que percebamos o zelo de um Deus tão grande para com seus servos tão pequenos.

Percebemos que a nossa vitória está nEle! E não só uma bolsa na faculdade ou a cura de um câncer - isto também, pode acreditar. Digo porque às vezes parece que Deus só faz coisas grandes, e como não precisamos de uma coisa grande, nunca veremos a manifestação de sua glória nas nossas vidas. Mas Ele nos dá pequenas vitórias também. Nossa vitória pode ser um sorriso de um enlutado pelo qual estivemos orando, pode ser a conversão de um amigo, e até mesmo a paz em nosso lar.

Percebemos que Deus é um Deus de maravilhas. Percebemos que Ele se importa conosco, e que quer nosso bem. Se ficarmos quietinhos observando tudo, deixando esse mundo corrido de lado por um instante, veremos a gratidão jorrar de dentro de nós. E o que fazer com essa gratidão toda?

Cantai ao Senhor um cântico novo, o salmista diz. Isso mesmo! Cantai!

Não, não. Isso não é uma expressão para "faça parte de uma orquestra" nem uma gíria para "se torne um missionário". Cantar significa exatamente cantar. Mas pra que isso, afinal?

É que quando a gente canta, expressamos nossos sentimentos. E "cantar um cântico novo" é como escrevermos nossa própria música para cantar, entende? O que Deus quer é que você pegue aquela experiência que você teve com Ele e faça uma composição cheia de harmonia!

Quando escrevemos uma música há toda uma preocupação de fazer com que haja rimas, que o tempo fique bom, que as notas casem com a voz, no arranjo de cada instrumento, e várias outras coisas. Produzir uma música leva tempo e exige esforço. Você abre mão de uma soneca à tarde, de uma saída ou outra com os amigos, de algumas horas nas redes sociais só para ver sua composição bela e perfeita diante dos seus olhos - ou de seus ouvidos, no caso.

Cantar um cântico novo nada mais é que cantar uma música nova, cantar algo inédito sobre algo que Deus fez. É se empenhar para expressar com poesia e decoro o que Deus fez por você.

Talvez você não cante. Mas pode ser que você escreva, desenhe, encene. Talvez você não se dê muito bem com arte, então ame, console, converse.

O importante não é ter um conteúdo que pode ser vendido, nem algo que possa ser registrado. O importante mesmo é gastarmos um real tempo com o que realmente importa. Precisamos mesmo é passar dias a fio em busca de inspiração. Mas inspiração para quê? Para passar a personalidade de Cristo através de nossas obras - em ambos os sentidos.

Permita-se o direito de fazer arte! A arte de ouvir um desabafo, a arte de falar sobre Jesus, a arte de sorrir quando sua vida vai de mal a pior, e tantas outras artes bonitas de se presenciar.

Expresse o amor de Deus através de suas ações. Entregue-se totalmente a Ele. Permita que Ele coloque ideias em sua cabeça que glorifiquem o nome dEle.

Cantai um novo cântico. Ou melhor, seja você essa nova canção!



Mente e coração
Leonardo Gonçalves





2 comentários:

  1. Particularmente, eu AMO cantar! E fiquei muito satisfeita e feliz com seu post! Louvar ao Senhor é maravilhoso, e não é preciso de uma voz maravilhosa para isso! Podemos louvar a Deus livremente, pois a nossa voz foi Ele mesmo que nos deu! E não é apenas dessa maneira que podemos louvar, mas de muitas outras, exemplo disso, com nossa viva!
    Parabéns pelo post, flor! Sou encantada por seu cantinho! *-*
    www.momentosassim.com.br
    Éh ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela sua visita, Éh :3
      Realmente, louvar a Deus é maravilhoso, mas às vezes parece que a gente complica tudo, quando na verdade tão simples...

      Excluir