quarta-feira, 21 de outubro de 2015

O melhor dom



NOTA: Antes de começar a ler este artigo, faça uma leitura de 1 Coríntios 12.

A uns palavra de sabedoria,
A outros palavra de ciência,
A uns fé,
A outros dons de cura,
A uns operação de milagres,
A outros discernimento de espíritos
A uns profecia,
A outros variedades de línguas,
E a ainda outros interpretação de línguas.

"Portanto, buscai com zelo os melhores dons", diz Paulo.

"Mas qual é o melhor dom?", perguntamos.

Começamos uma extensa discussão sobre o dom mais renomado, sobre o que não pode faltar, sobre o principal no campo eclesiástico e evangelístico... Enfim, tentamos categorizar os dons, contar prós, descobrir qual é o melhor deles.

Porém quero dizer que todas essas nossas especulações são vãs. Não adianta nada colocarmos os dons espirituais num ranking, isto porque o meu melhor dom não é o seu.

"Mas como assim?", você diz.

Acompanhe comigo:

"Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil"

No livro Quebrando a Rotina, Max Lucado diz que Deus nos deu os talentos necessários para nos tornarmos as pessoas que a nossa realidade precisa. Da mesma forma os dons espirituais. Deus reparte "particularmente a cada um como quer" para "o que for útil".

Tudo depende da missão que Deus tem para você, e não de uma fita azul dizendo que este ou aquele dom é o melhor.

"Mas como vou saber qual é o melhor dom para eu exercer?".

Estamos tratando de um plano espiritual. Mais especificamente do plano de Deus. O que está diante dos nossos olhos dificilmente se aproximará aos planos que Ele tem preparado para nós. Talvez você não saiba qual é o seu chamado, e mesmo que saiba, talvez não tenha certeza sobre qual dom espiritual escolher. Então recorremos à solução mais óbvia: orar.

Precisamos, em nosso relacionamento aberto com Deus, contar sobre nossas inseguranças e dúvidas, tanto sobre o dia a dia quanto sobre o ministério. Separe um tempo de sua oração para perguntar para Ele o que Ele tem em mente para você, e qual dom espiritual você deve buscar. Ore para que ele lhe dê o dom que o torne útil.

E mais uma vez, o meu melhor dom não é o seu, e o seu melhor dom não é o do irmão do lado. Quando Deus lhe mostrar o seu melhor dom, não queira que toda a sua congregação busque o mesmo dom.

"Há diversidade de dons", entenda. Porém "o Espírito é o mesmo".

"E se todos fossem um membro só, onde estaria o corpo?"
1 Coríntios 12.19

Nenhum comentário:

Postar um comentário