sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Eu vou ler a Bíblia toda, e você?



Eis que o ano novo vem chegando, e muitos cristãos têm entre as suas metas e resoluções ler a Bíblia toda em 2017. Hoje eu vim falar um pouco para vocês sobre o que eu andei pensando e aprendendo sobre isso.

A primeira coisa que precisamos ter em mente é que, se tratando de uma meta tão ambiciosa, ser realista na hora de traçar um plano será bem mais útil do que ser espiritual. A parte espiritual que há em nós vai planejar acordar uma hora mais cedo e ler dez capítulos por dia. A parte realista vai ponderar que talvez não seja possível, assim logo de cara, acordar mais cedo, afinal, você chega tarde em casa, e é com esforço que se levanta no horário normal.

A segunda coisa é ter uma motivação. A minha motivação para ler a Bíblia toda tem sido: Eu preciso conhecer a Deus além dos salmos e cartas de Paulo! Qual é a sua motivação? É entender o porquê de alguma doutrina específica? É compreender a manifestação do Deus Trino durante as épocas da história? Ou é para bater no peito e dizer que você leu a Bíblia toda e os outros não?

Se a sua motivação não for forte o bastante para te empurrar, você não conseguirá cumprir essa meta. No meu caso, eu sei que se eu desistir, perderei a grande oportunidade de conhecer a Deus de uma forma mais ampla, escolhendo por mim mesma a viver um evangelho raso e um relacionamento frágil com Deus.

A terceira coisa é: Não planeje o seu ano. Planeje o seu hoje! Planejar ler dez capítulos por dia nos causa uma ansiedade, com certeza. Porque se hoje eu leio nove, amanhã eu tenho que ler os dez mais o um que eu não li hoje. Então entramos numa bola de neve e desistimos. Por isso, se você está certo de que quer ler a Bíblia inteira, comece agora! Pare o que você está fazendo e comece a ler Gênesis 1 nesse exato momento.

A última coisa é nunca desistir. Se por acaso você não leu hoje, ainda dá tempo de ler. O dia não acabou! Se ontem você simplesmente se esqueceu que a sua Bíblia existia, o que vale mais a pena: Se lamentar e se culpar porque não honrou com seu compromisso diário, ou respirar fundo, pegar a Bíblia e ler? O seu erro de ontem não pode te fazer desistir de se levantar corajosamente hoje, entendeu? Mas que isso também não seja uma desculpa esfarrapada para usarmos para "driblar o sistema". Os prejudicados seremos nós mesmos.

Que a nossa leitura não seja como tarefa de casa, ou uma obrigação. Que seja realmente um momento de intimidade com o Pai, onde procuramos aprender um pouco com cada fragmento do texto, e não devorar tudo sem nem mastigar. Lembre-se sempre da sua motivação!

Eu realmente espero que esse 2017 seja abençoado para vocês, e que esse texto tenha nos encorajado a tirar o pó de nossas Bíblias e a conhecermos e prosseguirmos em conhecer a Deus!

É isso galera!
Fiquem com Deus
e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário